burnout motorista

Burnout em caminhoneiros: Porquê acontece e como evitar?

Burnout em caminhoneiros: Porquê acontece e como evitar?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que a Síndrome de Burnout.

A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que causa uma sensação de exaustão extrema, esgotamento físico e mental e estresse, e é causada pelo excesso de trabalho.

 

motorista com síndrome burnout.

Quais os principais sintomas de

Burnout?

 

  • Alterações no humor

É comum que pessoas que estejam com problemas emocionais, ou que estejam passando pela Síndrome de Burnout tenham alterações de humor que podem ser rápidas ou contínuas.

  • Negatividade excessiva

Devido o estresse e problemas no trabalho, o caminhoneiro pode começar a pensar de maneira negativa mais frequentemente, seja com relação a problemas existentes ou até mesmo com as coisas positivas que acontecem na sua vida.

O perigo do burnout é que ele pode evoluir para uma depressão e ansiedade generalizada quando não tratado.

Os sintomas podem ser identificados pela própria pessoa, por amigos ou parentes próximos, e é importante que após identificação o tratamento seja iniciado.

  • Fadiga

Outra característica da síndrome são as crises de fadiga, que são causadas pelo excesso de trabalho e cansaço mental. Mesmo em dias em que o motorista não fez tanto esforço, o cansaço poderá ser persistente.

Lembrando que outros problemas podem causar cansaço, como: dormir mal, má alimentação ou jet lag (termo que representa todo o mal causado pela troca de fuso horário).

De qualquer maneira, sentir cansaço sem causa aparente não é normal.

  • Insônia

A falta de sono é um sintoma comum da Síndrome de Burnout, principalmente em caminhoneiros que costumam virar a noite trabalhando.

Da mesma forma que a ansiedade e estresse podem gerar episódios de insônia. Mas atenção, não dormir corretamente pode aumentar o risco de ter doenças cardíacas.

  • Taquicardia

Um sintoma que pode ser confundido com doença cardíaca é a taquicardia. Nesses momentos o coração começa a ter o seu ritmo acelerado, o que é comum quando se sente ansioso ou com medo.

Apesar disso, ela pode ocorrer sem uma causa aparente, por isso é ideal que a pessoa procure se acalmar nestes momentos ou procurar um médico.

  • Desânimo

Muitas vezes por conta do cansaço e tristeza constantes, o caminhoneiro pode não sentir vontade de dirigir ou sentir paixão pelo o que faz, como antigamente.

Ao mesmo tempo, ele pode notar desinteresse em realizar outras atividades fora do trabalho.

 

Como evitar o Burnout?

motorista com burnout
motorista com burnout

Agora que entendemos um pouco mais dos sintomas dessa síndrome, vamos te passar algumas dicas de como evitá-los.

  • Tenha momentos de lazer

Ter momentos livres é extremamente importante para não ser pego por essa síndrome.

Faça uma pausa, escute aquela música que você gosta; aquele livro que está parado na estante; ver algum filme; fazer exercício físico e até mesmo turistar pela cidade em que você estiver passando.

  • Tenha uma boa alimentação

A boa alimentação é a chave para praticamente tudo.

Ela te ajuda a evitar e tratar uma série de doenças, inclusive a Síndrome de Burnout, ou seja, ao consumir frutas cítricas, leites, grãos e até mesmo chocolate amargo, você está combatendo a ansiedade e estresse.

  • Evite bebidas alcoólicas

por último, muitas pessoas que foram diagnosticadas com a Síndrome de Burnout começaram ou aumentaram o uso de bebidas alcoólicas, o que ocasionou em um quadro de alcoolismo.

Apesar de que, em um primeiro momento, a bebida atue como uma distração para as crises de ansiedade e estresse, a longo prazo esse efeito “anestesiante” perderá o efeito, fazendo com que você tenha de consumir mais para se satisfazer.

Conclusão

motorista com burnout
motorista com burnout

 

Portanto, nosso propósito com este post, é alertar você motorista.

Te falar que nenhuma carga será mais importante que a sua saúde. Se ela não estiver forte o suficiente para te ajudar a encarar o dia, você também não estará forte.

Atente-se aos sinais, e cuide-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *