Transporte Sustentavel - Tendências em 2022

Gerenciamento de Risco | Saiba Tudo Sobre Rastreio de Cargas

Em um gerenciamento de risco, o sistema de rastreamento é um ótimo investimento que empresas fazem, ele é um dos responsáveis pela satisfação do cliente.

Gerenciamento de Risco | Como o rastreio nos ajuda neste sentido e quais seus benefícios?

Gerenciamento de Risco | Como o rastreio nos ajuda neste sentido e quais seus benefícios?  
Gerenciamento de Risco | Como o rastreio nos ajuda neste sentido e quais seus benefícios?  

Apesar de ser algo favorável ao transporte, não são todas as empresas que tem um gerenciamento de risco focado em rastreamento, e por isso, vamos pontuar os efeitos positivos deste serviço no transporte rodoviário e diferentes modos de rastreio que estão ativos no Brasil.

 

Como funciona o Gerenciamento de Risco com rastreio de cargas?

 

Com o avanço eminente da tecnologia, existem diversas formas de se rastrear algum item. Os mais utilizados atualmente são: GPS, radiofrequência, GPRS e LBS.

Cada uma destas tecnologias tem seus prós e contras, por isso é importante que a gestão analise bem as opções e escolha a que mais se encaixa no perfil da empresa.

 

GPS

 

O Global Position System, mais conhecido como GPS, é um dispositivo que pode ser instalado nos caminhões e que pode ser consultado em tempo real.

O sistema GPS, tem por volta de 24 satélites em órbita prestando suporte, por isso, não importa a localização da carga, existem, no mínimo, quatro satélites ao alcance da sua empresa.

 

Radiofrequência

 

Muito popular no Brasil atualmente, a radiofrequência capta as informações das antenas de rádio que existem no território nacional.

O sistema é muito vantajoso, principalmente por chegar em ambientes fechados e cobertor que o GPS não consegue alcançar, ainda mais quando se trata de regiões cheios de galpões e túneis.

 

Telemetria

 

O sistema de telemetria é extremamente tecnológico e completo, pois ele permite não apenas o rastreio, mas também o monitoramento, qual a velocidade do veículo e o trânsito em áreas mais perigosas, além de controlar diversos pontos, como o consumo de combustível, o desempenho do veículo e motorista, erros no sistema e a perda de potência. O que acaba gerando um transporte mais seguro, pois evita possíveis acidentes e assaltos na estrada.

 

RFID

 

O termo RFID pode ser traduzido como “identificação por radiofrequência”. Apesar de ter um curto alcance, ela pode ser bem útil no transporte de cargas.

É uma tecnologia baseada na fixação de uma etiqueta na mercadoria, ela libera uma onda que vai a um transceptor e antena, repassando todas as informações sobre o produto. O seu diferencial é que ela pode ser colocada em humanos, animais, mercadorias e embalagens.

 

Gerenciamento de Risco com Softwares de Gestão

 

Esse é um dos sistemas mais populares, e chegou para suprir a deficiência de informações que é comum em transportadores.

Ele controla todos os processos no galpão e administra todas as operações realizadas.

Com ele a carga é monitorada do instante que entra no armazém até sua entrega no ponto final.

 

Como escolher o melhor sistema de rastreio para o seu gerenciamento de risco?

 

O ponto principal que devemos considerar na hora de escolher um rastreador são as tecnologias inseridas nele. Isso porque o recomendado é que o aparelho utilize diferentes formas de rastreio, pois assim o rastreio terá mais precisão e em caso de perca de algum dos sinais, o outro ativo poderá continuar emitindo a posição do veículo.

É importante falar que essa interrupção pode ocorrer tanto por fatores naturais, como distância das torres de telefonia e topografia da região, até mesmo por ação criminosa, que é quando se é usado jammer, que são tipos de aparelhos que distorcem e interrompem o sinal GSM e GPS.

Atualmente, o mais indicado é o serviço de rastreamento com painel online, que permite a visualização online da localização do veículo. Além de que o local online de rastreio é acessado apenas por login e senha, o que garante mais segurança no serviço.

Outros pontos a serem considerados são:

  • Discrição: o rastreador deve ser discreto e facilmente ocultado entre à estrutura do veículo.
  • Atualização contínua: É importante que na hora de escolher um rastreador os mapas dele estejam atualizados, e verificar se a empresa prestadora do serviço continua investindo na expansão das torres e pontos de controle.
  • Funções oferecidas: Vale ressaltar a importância de que a empresa contratada ofereça adicionais que valorizem o pacote e aumentem sua eficiência, como: alertas e carcas digitais.

 

Empresas que Oferecem o Serviço de rastreamento para Gerenciamento de Risco

 

  • Positron: Fundada em Campinas/SP em 1988, a empresa desenvolveu sua própria tecnologia de rastreio, em busca de inovações constantes a empresa oferece diversas soluções para a proteção do veículo, como alarmes, som automotivo, sensores eletrônicos, rastreadores e outros.
  • Ituran: Nascida em 1994, a empresa oferece serviço de rastreamento por todo o território nacional. Eles têm a opção de contratar apenas o rastreador, ou então combinar o mesmo com o seguro auto. Um diferencial da empresa e que caso o veículo não seja recuperado, a empresa garante ao consumidor a devolução dos valores de mensalidade e instalação do equipamento.
  • Carsystem: A empresa oferece a instalação do equipamento de forma gratuita, e para a ativação do serviço, o consumidor precisa apenas pagar um valor mensal. Nós recomendamos que além do rastreador, o cliente também contrate o seguro do carro, o Carsystem Plus. Este serviço paga ao consumidor até R$ 40.000,00 em caso de não recuperação do veículo.

 

Transportadoras verificadas que realizam rastreio de carga no Guia do Transporte

 

  • Mega Cargas

A empresa é parceira do Guia do Transporte a 2 anos, e eles realizam o rastreio da carga pelo o whatsapp e telefone. Com profissionais experientes, e uma gerência impecável, a empresa se mantem constante por ser sincera e respeitosa com os clientes e suas cargas.

Acesse a Mega Cargas

  • Ferraz Logística

Empresa novata no sistema, mas sempre nos chamou atenção pela pontualidade e respeito com o cliente. O rastreio funciona por whatsapp e telefone fixo, os atendentes estão sempre à disposição.

Acesse a Ferraz Logística

  • Cometa Cargas

Uma das mais antigas parceiras do Guia do Transporte, a Cometa Cargas não poderia ficar fora. Com um excelente modelo de rastreio, e a tradição em se manter como uma das mais bem avaliadas no google.

Acesse a Cometa Cargas

  • Brasmeg

A empresa atua a 10 anos no setor rodoviário, e trabalham com o rastreio da Vuupt que oferece gestão em tempo real, mapas visuais, comunicação integrada, indicadores de performance e um aplicativo móvel.

Acesse a Brasmeg

 Saiba mais: Posts e Artigos Recomendados

Um ótimo artigo recomendado também para gerenciamento de riscos é o da Flanci Corretora de Seguros, disponível em Gerenciamento de Risco: Como pode melhorar práticas internas.

Acesse e confira como complemento para este artigo.

Também confira nosso artigo rota para o trabalho e confira como selecionar a rota ideal para o seu transporte.

Rota para o Trabalho: Saiba como otimizar seu transporte de cargas

Conclusão

Em toda empresa de logistica terá problemas, mas o importante é estar preparado para lidar com eles de uma forma racional e tranquila. Por isso é importante o gerenciamento de risco, e o rastreio de cargas. Para que problemas nas rotas possam ser previstos e evitados, assim, tanto a empresa quanto o cliente poderão desfrutar de uma logistica tranquila.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *