O que é Logística Empresarial - Guia do Transporte

O que é logística empresarial

A Logística empresarial é a junção de vários métodos que tem por objetivo entregar os produtos corretos no tempo combinado e no local certo.

O que é logística empresarial?

Qual a importância da logística empresarial para seu negócio? » Guarde Mais

Agora que já definimos o resumo de logística empresarial, vamos explicar com mais detalhes como funciona a logística empresarial e como as empresas de transporte podem se beneficiar dela para começar a trabalhar de forma mais otimizada e lucrativa, gerando muito mais resultado financeiro com menos esforço, vamos lá?

O conceito sobre logística empresarial

A logística empresarial, além de ser bastante popular no ramo logístico também é muito antiga. O termo foi empregado inicialmente para estratégias militares, inicialmente para organizar tropas, armamentos e munições.

Com todo o contexto das guerras, o intuito era entregar recursos no local correto, data correta e sem grandes variações.

Nos dias atuais mesmo com contextos diferentes, empresas aderiram a forma de organização e foram adaptando até chegar no consenso q temos hoje, grandes corporações distribuindo e recebendo cargas por todo o mundo.

Como funciona a logística empresarial?

A logística empresarial pode ser aplicada de formas diferentes e específicas para cada tipo de empresa do setor logístico, dentre elas temos:

  • Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos
  • Oferta e demanda
  • Fornecedores
  • Gestão de estoque
  • Transportadora
  • Logística reversa

Mostramos sobre estas modalidades no artigo O que é Logística, confira nosso post.

Diferenças entre logística empresarial e logística convencional

Logística no mercado de trabalho: saiba como funciona!

Logística empresarial

A logística empresarial está muito atrelada a métricas, basicamente é uma forma de trabalho utilizando inteligência sobre o fluxo de trabalho entre entrega e coleta dos materiais.

Logística Convencional

Já a logística convencional não é visto como uma atividade lucrativa, geralmente empresas de pequeno porte não lidam com suas cargas de forma que otimize os processos ou gere valor em cima dos resultados obtidos, simplesmente enviam e recolhem as cargas de forma genérica.

A logística empresarial nos dias de hoje

Conselho do PPI aprova adoção do Plano Nacional de Logística 2035 – SOPESP

Atualmente com o grande conceito que a indústria 4.0 traz, transportadoras estão cada vez mais sendo obrigadas a aderirem uma política empresarial mais inteligente.

Com a vantagem competitiva de algumas empresas outras estão sendo obrigadas a levantar o patamar e gerar para seus clientes mais velocidade, qualidade e performance no envio das cargas.

Quais são os profissionais atuantes na logística empresarial

Para obter um crescimento saudável de sua empresa, a empresa de logística deve contratar profissionais qualificados para o cargo em que ocupam.

Prestadores de serviços na logística empresarial (PSL)

Prestadores de Serviços Logísticos ou (PSL) São pessoas ou empresas terceirizadas que podem prestar serviços para você. Encontrar bons prestadores de serviço também é algo fundamental, analise bem a linha de trabalho da empresa terceirizada e sempre acompanhe os relatórios de performance.

Ficar sempre de olho nos prazos dos PSL no passo a passo da logística é algo fundamental para garantir que todo o fluxo de trabalho se cumpra corretamente.

Quem pode ser operador de logística

Mesmo muitas pessoas pensando que operador de logística é o próprio profissional atuante, na verdade o operador de logística é uma empresa responsável por administrar e contratar mão de obra para os serviços propostos.

Ou seja, toda empresa de logística precisa ter a empresa operador de logística atuando junto ao time. Agora vamos ver algumas funções:

  • Transporte de produtos;
  • Armazenagem de estoque;
  • Recebimento dos pedidos;
  • Embalagem e manuseio;
  • Consultoria, gestão e administração logística;
  • Mão de obra.

As qualidades do profissional

  • Organização;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Habilidade em gestão de processos;
  • Liderança;
  • Bom domínio de tecnologias; entre outras.

Salário de um profissional de logística

Segundo o site Vagas, o salário inicial de um profissional de logística empresarial começa a partir de R$ 1.677,00 e pode chegar até R$4.000,00, dependendo das habilidades técnicas e especializações na área

Qual a Importância para as empresas?

Logística Empresarial: veja aqui quais são as oportunidades!

Conforme as grandes transportadoras foram adeptas ao modelo de logística empresarial e vem ganhando espaço no mercado, houve uma grande necessidade também das pequenas empresas aderirem a este movimento e não ficarem para trás. A indústria 4.0 abrange justamente isso, o recolhimento de métricas e algumas habilidades organizacionais utilizando sistemas de informação para auxílio e melhoramento de performance.

A Logística empresarial é fundamental para empresas que querem vencer a concorrência em um transporte de qualidade, diferente da logística convencional, utilizar os métodos atualizados da logística empresarial, quando aplicadas com maestria transforma transportadoras em líderes do segmento.

Algumas perguntas frequentes

Quais os benefícios de trabalhar com logística empresarial?

Alguns dos benefícios é ganhar qualidade e vantagem competitiva entre as empresas do setor, otimizando e mantendo o controle do fluxo de trabalho da empresa de transporte

Quais as principais qualidades de um profissional de logística empresarial?

Algumas das principais qualidades que um profissional de logística empresarial deve ter são:

  • Boa comunicação
  • Capacidade de analisar dados
  • Organização
  • Disciplina
  • Dedicação
  • Foco em resultados

Qual a formação necessária para atuar com logística empresarial?

Atualmente existem várias universidades que oferem o curso de logística. Fazer um curso profissionalizante ou faculdade é uma excelente oportunidade.

Qual o objetivo da logística empresarial

Segundo BALLOU, Ronald em: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. A logística empresarial é responsável como o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *