O que é Logística Reversa

O que é logística reversa: Tipos de Logística

Saber o que é logística reversa pode ser um divisor de águas para explorar a concorrência e reter mais clientes, neste post falaremos sobre este conceito.

O que é Logística Reversa

Logística Reversa: O que é e como se aplica ao Transporte de Cargas

A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010).

Ela é conhecida também como Logística Inversa, tratar os produtos que voltam e manter uma pós venda pode ser decisivo para a contenção de clientes e o sucesso da empresa dentre a concorrência, além do dever ambiental que ela proporciona.

Produtos que são recicláveis podem ser reutilizados e voltarem para a empresa de logística. Tratar essas mercadorias e enviá-las novamente ao destino com qualidade garante que o cliente saia satisfeito, mantém e preserva o meio ambiente, além de trazer benefícios para a própria empresa que utilizará menos matéria prima, visto que após o tratamento dos recursos, eles estarão prontos para o uso.

Qual é a origem da logística reversaO que é logística reversa e quais são seus principais benefícios?

Com 30 anos de existência, principalmente em países como a Europa, o conceito de logística reversa passou a existir para suprir a grande demanda do transporte, mas a utilização deste conceito formalmente estabelecido foi iniciado em 2010 pela Política Nacional dos Resíduos como grande responsabilidade dos empreendedores.

Segundo a Lei nº 12.305, a logística reversa parou de ser opcional para alguns produtos para começar a abranger mais formas de trabalhos categorizadas.

Em específico no artigo 33, o retorno passou a ser obrigatório para vários produtos.

“São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos”.

Como funciona a logística reversa

Logística reversa no transporte de cargas: o que você precisa saber? - FreeCTe Plus

A logística reversa é algo muito importante não só para as empresas, mas para toda a sociedade, além de ser um investimento futuro para que os recursos sejam bem utilizados e possam permanecer suprindo as necessidades de todos. Agora que sabemos o que é logística reversa basta saber como ela funciona.

A logística reversa deve ser contemplada tanto pelo fornecedor quanto pelo consumidor. O consumidor deve entregar os produtos nos locais especificados e da forma correta, enquanto o fornecedor deve coletar e despachar ou reutilizar os resíduos da melhor forma possível.

A responsabilidade dos setores onde é obrigatório a utilização da política de logística reversa deve ser sempre com ações que beneficiem e facilitem esta ponte entre demanda e orientação correta dos resíduos, algumas iniciativas são:

  • Uso consciente dos recursos, evitando poluição e desperdícios que afetem direta ou indiretamente o meio ambiente
  • Reciclagem ou reutilização dos resíduos.
  • O desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e que menos agridam o meio ambiente.
  • Ações e iniciativas de palestras internas incentivando os colaboradores na prática de ações sustentáveis são muito bem vistas também.

O que é logística reversa, exemplos:

Reciclagem de eletrônicos:Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos?Vivagreen

Nos dias de hoje existem várias empresas que trabalham com a reciclagem de produtos eletrônicos, tirando-os de um ambiente onde possam prejudicar o solo e a água por conta dos componentes eletrônicos e químicos existentes e levando-os para um local de reciclagem adequado.

Devolução de correspondências:

O que é logística reversa e como isso impacta no e-commerce? - Intelipost

Mesmo existindo ótimas transportadoras que prestam ótimos serviços de logística reversa, algumas ainda não trabalham de forma correta, principalmente se tratando de correspondências.

É muito importante que as transportadoras possuam uma política de logística reversa para envio de correspondências, caso o remetente não seja encontrado a transportadora possa devolver a carta ao seu devido destino sem precisar jogar fora e gerar consequências ambientais.

Reciclagem de garrafas PET

Reciclagem Garrafa PET: Entenda como funciona - Brasil Coleta

Todos os dias muitos resíduos que poderiam ser aproveitados são jogados em lugares onde não deveriam estar, como rios, praias e avenidas. Reverter esta situação é fundamental e de responsabilidade tanto da iniciativa privada quanto dos usuários dos produtos. Empresas como Guaraná Antárctica e outras do setor estão com muitos projetos envolvendo sustentabilidade e ações fortes para reciclagem de garrafas PET na logística reversa.

Etapas da logística reversa

Política de Logística Reversa - Descarte Correto dos EPIs!

Existem algumas etapas simples, mas muito eficazes de como funciona a logística reversa, sendo elas:

  • Trabalho da iniciativa privada em começar campanhas e orientações sobre o que é logística reversa e qual o seu papel para a melhoria da sociedade.
  • O consumidor devolve o resíduo (garrafas PET, Aparelhos eletrônicos com componentes químicos e etc).
  • O comerciante devolve o resíduo para o fornecedor
  • O fornecedor manuseia o resíduo e despacha para o local adequado (Reciclagem ou descarte adequado)
  • Fornecedor revende o produto novamente

Tipos de logística reversa

– Logística reversa pós venda

Como a logística reversa de pós-venda pode ser o diferencial na experiência de compra? - Intelipost

Na logística reversa pós venda, o produto que foi enviado pelo comerciante para o consumidor volta para a distribuição por questões adversos, como defeitos de fábrica, para adaptações ou erros no processamento do pedido, lidar com esta logística pós venda exige uma organização administrativa maior, pois impacta diretamente na qualidade do serviço.

– Logística reversa pós consumo

Coalizão Embalagens" firma compromisso de implantação de logística reversa pós-consumo com a CETESB | | CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

A logística reversa pós consumo como dito acima, exige que os consumidores finais estejam conscientes de encaminhar os resíduos para o local correto, onde o fornecedor possa encontrar e seguir com os processos.

Vantagens da logística reversa

Logística Reversa traz vantagens ambientais, sociais e econômicas - ABAD

Cumprir a lei

Obrigatória mente as empresas precisam cumprir a boa política de logística reversa. Além de trazer vários benefícios para a saúde da empresa, a obrigação prolonga o tempo de vida dos materiais coletados, diminuindo drasticamente a poluição no meio ambiente.

Fazer o bem

Além dos vários benefícios financeiros que a empresa possibilita, o ato de encaminhar os resíduos para o seu respectivo local de descarte ajuda no meio ambiente e também a manter as ruas e cidades limpas.

Moldar imagem positiva

Empresas que adquirem estes bons hábitos como cultura da empresa, consequentemente são recompensadas com parcerias, moldam uma imagem positiva, além de se tornarem simbolicamente preocupadas com todas as vantagem da boa administração que a logística reversa traz, como símbolo de qualidade.

Conclusão

Atualmente várias empresas utilizam a logística reversa como símbolo de qualidade nos seus produtos. Aderir as técnicas e mostrar ao consumidor o que é logística reversa é de extrema importância para o futuro dos recursos que infelizmente são limitados e estão cada vez mais escassos no mercado. Com a escassez dos produtos gera um significativo aumento no valor do material, empresas que trabalham com produtos que podem ser reciclados podem prolongar o tempo de vida de materiais, além de economizarem em material ainda contribuem para a longevidade da cadeia produtiva de seu setor de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *