Mesmo com o setor do transporte aquecido, existem vários problemas que permeiam este ramo de atuação, saiba agora onde reclamar sobre transportadoras.
O transporte rodoviário vem crescendo cada vez mais a cada dia que passa. E apesar de ser um setor gigantesco, ele não está isento de problemas. Imprevistos como avarias, perca de mercadoria e até atrasos na entrega podem causar estresses e problemas, não só para o transportador, mas também para o cliente embarcador.
Transportadoras: Meios para indicar insatisfação sobre uma empresa
Apesar de muitas transportadoras terem seguradoras que conseguem cobrir avarias, não temos ainda algo que evite o atraso na entrega. Com o aumento do setor, muitas empresas se ausentam de sua obrigação deixando o cliente arcando com os prejuízos sozinho, ou simplesmente não dando nenhum tipo de suporte ou retorno.
Nestes casos, o ideal seria abrir uma reclamação no Reclame Aqui, ou até mesmo na Ouvidoria da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
No site do órgão (ANTT) tem várias formas disponíveis para contata-los:
- Formulário eletrônico
- Atendimento Online
- Telefone
- Atendimento Presencial
É importante ressaltar também que o prejudicado pode apresentar conversas, documentos, e qualquer outro dado que comprove que aquele transporte foi realizado pela empresa de transporte em questão.
No nosso sistema nós temos por volta de 3.777 transportadoras cadastradas, porém nem todas estão ativas. Para que as cotações sejam enviadas para empresas responsáveis, e cuidadosas, nós sempre prestamos atenção no que os embarcadores tem a dizer.
Reclamações nas mídias sociais
Caso haja qualquer reclamações em nossas redes sociais sobre alguma transportadora ativa, nós procuramos desativar a empresa de transporte infratora o mais breve possível como forma de punição, até que o problema seja resolvido.
Caso persista, e a empresa notificada não mude seu comportamento, ela será desativada e removida do sistema, sem chance de retorno.
Muitas empresas tem um SAC disponível em seu site, onde todas as reclamações podem e devem ser direcionadas para lá. Ainda que disponibilizem um local especifico para reclamações, nós sempre indicamos que antes de fechar o frete com alguma transportadora, é importante procurar seu nome no Reclame Aqui, e se atentar se alguma das reclamações/problemas foram resolvidos, caso sim, perfeito.
Caso não, talvez seja necessário procurar outra empresa. Algo que pode ajudar na hora de contratar transportadoras, é a página dela no Google, que permite que clientes antigos/novos a avaliem, seja em um bom ou mal sentido.
Infelizmente, apesar de ter algumas formas de sistema de reclamações, é muito difícil dizer se as empresas serão punidas ou não, por isso é importante que o prejudicado vá atrás de seus diretos, e poste sua reclamação em portais de fácil acesso, para que outras pessoas não sejam prejudicadas da mesma forma.
Mas a pergunta principal deste tipo de problema é: como evitar dores de cabeças com as transportadoras? Não tem apenas uma forma de isso ser resolvido, pois o transporte rodoviário está sujeito a várias formas de imprevistos, pode ser na estrada ou até mesmo dentro da empresa.
Pesquise bem antes de fechar contrato com transportadoras
O ideal é pesquisar bem antes de solicitar uma coleta, avaliações de clientes antigos e atuais continuam sendo a forma mais segura na hora de escolher uma transportadora.
Sempre opte pela empresa que mais lhe passar segurança, e tranquilidade, e fique atento caso a mesma não lhe informar nada com precisão, mas sempre com respostas vagas, caso isso ocorra, é hora de procurar outra empresa.