Rota para o Trabalho - Guia do Transporte

Rota para o Trabalho: Saiba como otimizar seu transporte de cargas

Definir rota para o trabalho quando falamos do transporte de cargas é fundamental para otimização dos processos logísticos, hoje vamos explicar como funciona.

Com o setor do transporte em contínua mudança, definir e otimizar bem as rotas de trabalho é fundamental quando decidimos ganhar tempo e dinheiro no transporte de cargas. Hoje vamos saber com alguns simples passos como otimizar a rota para o trabalho.

Por que otimizar sua rota para o trabalho

Por que otimizar sua rota para o trabalho
Por que otimizar sua rota para o trabalho

Otimizar o transporte de cargas é algo fundamental tanto para transportadoras que possuem frota própria, quanto para motoristas autônomos que precisam otimizar sua logística de entregas trabalhando com cargas fracionada ou mesmo exclusivas que possuem várias possibilidades de trajeto. Escolher o melhor trajeto impacta diretamente no custo de combustível do transporte, pedágios, manutenção e qualidade do envio com a melhor chance de sucesso possível.

Atualmente grandes transportadoras utilizam o tecnologia para definir os melhores percursos possíveis para o destino, economizando mais e podendo fazer a distribuição de cargas de forma assertiva. Já para pequenas empresas do setor do transporte ou mesmo motoristas autônomos, mesmo com poucos recursos é possível fazer uma excelente logística de transporte de cargas para otimizar a rota para o trabalho.

Importância de uma boa otimização de rota para o trabalho

A resposta para a pergunta que não quer calar, como posso otimizar melhor a rota para o trabalho no contexto de transportadoras de cargas? A resposta é simples, planejamento e organização.

Importância de uma boa otimização de rota para o trabalho
Importância de uma boa otimização de rota para o trabalho

Mesmo sendo simples, não significa que é fácil. Saber se organizar antes de recolher as cargas é fundamental para o bom andamento dos processos. A rota para o trabalho envolve muita subjetividade, estradas podem estar inviabilizadas, caminhos que parecem curtos podem se tornar mais dificultosos e muitos outros fatores podem influenciar, mas tentar transformar esta imprevisibilidade em algo mais palpável e viável com certeza economizará muito dinheiro e recursos.

Otimização de rota para o trabalho: Benefícios

Podemos citar vários benefícios aplicando as boas práticas do bom planejamento e organização no contexto da rota para o trabalho, sendo eles:

  • Menos gastos com combustível
  • Pagamento de pedágios desnecessários
  • Menor gasto das peças do veículo
  • Melhor agilidade na hora de alocar as cargas

Otimização de rota para o trabalho: Prejuízos de não aplicar

Podemos citar alguns das centenas de prejuízos de não aplicar otimização das rotas para o trabalho, mas vamos contextualizar apenas alguns, sendo eles:

  • Transtornos no momento da entrega dos fretes
  • Falta de qualidade no envio da carga
  • Perca de agilidade por parte da transportadora e do motorista
  • Riscos envolvendo percursos mais perigosos

Não erre mais na rota para o trabalho

Importância de uma boa otimização de rota para o trabalho
Importância de uma boa otimização de rota para o trabalho

Geralmente pequenas e médias empresas que estão se consolidando no mercado não possuem trajetos totalmente otimizados para o seu transporte de cargas no momento de iniciar a rota para o trabalho, geralmente os próprios motoristas se encarregam desta parte logística, o que pode ser não tão benéfico para os dois lados. Tendo um trajeto bem definido, é possível criar métricas mais exatas de custos, tanto para pedágios quanto para medir os gastos com combustível, errar nestes aspectos pode custar muito mais para a transportadora ou até mesmo para o transportador autônomo.

Confira o Portal Guia do Transporte

Rota para o Trabalho - Guia do Transporte
Rota para o Trabalho – Guia do Transporte

Nas empresas do Guia do Transporte, a maioria das transportadoras cadastradas utilizam uma ótima gestão logística para otimizar os processos de rotas para o trabalho e entregar com qualidade a sua carga, faça sua cotação de frete e deixe nos comentários o que achou.

Aprenda a otimizar rota para o trabalho, defina seu objetivo

Aprenda a otimizar rota para o trabalho, defina seu objetivo
Aprenda a otimizar rota para o trabalho, defina seu objetivo

Seguindo alguns passos, é totalmente possível pequenas empresas entregarem um serviço com excelência e qualidade. Vamos ver o que é necessário na prática:

Calcule o tempo de transporte da sua rota para o trabalho

Calcular o tempo da rota para o trabalho é fundamental quando falamos de transporte em qualquer modalidade na logística 4.0, caso queira saber mais acesse nosso post o que é logística que falamos mais sobre isso.

Entender os prazos e cumpri-los, além de ser uma responsabilidade legal, se for bem planejada pode economizar vários dígitos dependendo do tamanho da empresa, tendo frota própria ou não.

Calcule todos os gastos que envolvem sua rota para o trabalho

Calcular os gastos e os riscos envolvidos é fundamental para ter certeza da lucratividade da empresa de transporte ou até mesmo do caminhoneiro autônomo, imprevistos sempre acontecerão, mas quanto melhor forem mitigados no percurso melhor.

Diversifique: Planeje vários caminhos para o mesmo destino

Planejar a rota para o trabalho A, B e C também é muito importante, como dito no tópico acima, imprevistos acontecem, ter somente uma rota para entregar as cargas é muito arriscado dependendo da situação, principalmente se o local tiver um difícil acesso, por isso, estude rotas alternativas e evite perder tempo e qualidade no serviço por conta do trajeto.

A tecnologia está aqui para ajudar! utilize o seu GPS e Aplicativos

Mesmo alguns agentes de transporte podendo ter facilidade encontrar caminhos, sempre garanta um GPS e aplicativos de mapas por perto, mesmo em alguns locais não havendo sinal de internet, meios de contato são sempre bem vindos para alguma atualização de percurso ou comunicação a parte interessada.

Use um aplicativo de gestão de fretamento

Atualmente existem vários aplicativos que fazem a gestão de fretamento de rota para o trabalho, esses aplicativos auxiliam o motorista ou pequenas empresas a lidar com a parte logística.

Segue alguns aplicativos para uma boa organização na sua rota para o trabalho.

Utilize o mapa de entrega e defina o melhor trajeto

Para definir o melhor trajeto na rota para o trabalho, deve ser planejado com antecedência pela transportadora ou pelo motorista, tendo tudo definido, apenas seguir o que foi planejado evita vários custos e desgastes desnecessários.

Perfil ideal: Crie alguns perfis entrega

Não é recomendado para empresas de transporte pequenas trabalharem com muitos nichos de mercado, ser especialista na área permite para empresas definirem perfis de entrega para a rota no trabalho, defina um nicho de mercadoria e área de atuação como transportadoras de cargas pesadas em São Paulo ou transportadoras de mudanças em São Paulo.

Utilize sistemas de monitoramento da para indicar onde sua carga está

Formas de rastreio também são muito úteis. Atualmente existem muitos sistemas de monitoramento e rastreio da cargas, utilizar eles para acompanhar o pedido pode ser muito útil em questões de segurança e confiança, demonstrando a qualidade do serviço para o cliente de forma bem transparente e objetiva.

Utilize as redes sociais ao seu favor

Começar a movimentar as redes sociais como Instagram e Facebook é muito importante quando falamos de marketing para o seu negócio, contratar um profissional ou uma agência especializada em marketing pode transformar a sua empresa de transporte e com isso você pode conquistar novos clientes.

Foque no seu público e comece a divulgar seus serviços que com certeza você trará bons frutos para o futuro da sua empresa

Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?

Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?
Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?

Além empresas de transporte de cargas, no mundo existe uma demanda muito grande de transporte de pessoas também, para pessoas que trabalham como motorista de aplicativo (UBER, Taxi, Motoristas de Ônibus e etc). Também é possível otimizar os percursos como descrito acima, agora vamos ver como otimizar rotas para o trabalho

Defina bem sua prioridade

Focar 100% no tempo que você está ativo no transporte pode trazer vários benefícios, um deles é a possibilidade de executar um bom planejamento e definir suas prioridades com menores custos e mais retorno.

É possível utilizar aplicativos?

A resposta é, com certeza sim! Utilizar aplicativos para o desenvolvimento do trabalho passou a ser uma necessidade, manter a utilização de alguns aplicativos pode evitar muitos transtornos de trajeto.

Google Maps

Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?
Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?

O Google Maps é um exemplo de aplicativo de localização, a utilização dele é simples, basta inserir a rota de origem e destino que ele entrega vários percursos.

Waze

Rota para o trabalho - Waze
Rota para o trabalho – Waze

Waze também é ótimo para localização, com ele você consegue utilizar seu celular como GPS.

Quais são as dicas para otimizar a rota de carro para o trabalho?

Para finalizarmos seguem algumas dicas de como otimizar a rota para o trabalho.

Programar o tempo

Organizar o tempo pode ser um desafio para muitos, mas é essencial para quem quer otimizar sua rota para o trabalho. Programe-se! Economize viagem e sempre acompanhe os resultados de seu faturamento, ele será métrica para você conseguir ver onde está gastando mais recursos e como otimizar utilizando algumas das dicas citadas anteriormente.

Custos

Sempre se atente aos custos operacionais, seja você transportadora ou empresa. Saber lidar com os resultados e procurar otimizá-lo para gerar uma faturamento crescente é fundamental para uma prestação de serviço de sucesso.

Organize a sua agenda diária

Seja organizado, tenha o foco no planejamento e se possível crie uma agenda de rotas para o trabalho e prioridades que necessitam ser atendidas no momento do envio do frete.

Tenha cuidado no trânsito

Planejamento é importante e pode impactar diretamente no risco de trajeto do trânsito, sempre observe a rota para o trabalho e evite violar as leis de transito, o planejamento serve para evitar atrasos e gastos desnecessários, sempre que possível siga a risca todos estes fatores que sua empresa terá uma grande porcentagem de lucro.

Avalie a necessidade de paradas

Quanto mais contínuo a rota para o trabalho for menos custos e imprevistos terá. Os tempos de parada se não forem organizados podem prejudicar muito o tempo de entrega do produto ao cliente final, ficar atento a esses fatores pode ser o diferencial entre entregas ágeis e atrasos. Muito importante sempre supervisionar o destino da carga para evitar imprevistos indesejados.

Conclusão

Seguir os passos corretos na rota para o trabalho pode ser um diferencial entre uma entrega bem sucedida e imprevistos que podem acabar com a credibilidade do transporte, aumentar os riscos e aumentar os custos, por este motivo, se for transportar um frete sempre procure transportadoras experientes no ramo, no Guia do Transporte existem ótimas transportadoras que priorizam todos os processos de entrega, acesse e faça sua cotação online gratuita. Acesse nosso post e conheça também as top 10 transportadoras do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *